QUEM SOMOS

A Casa da Língua Portuguesa é constituída por profissionais de diversas áreas de atuação do meio artístico e têm em comum o amor pela Língua Portuguesa. Foi criada por Valéria Carvalho que juntamente com Denise Bernstein a fundaram a 30 De Setembro de 2014, estando ambas a cargo da direção da associação com Sónia Aragão, contando com o apoio de mais 8 sócios fundadores Inês Torres da Silva, João Pedro Lima, Luiza Vás Pinto, Fernando Pereira,Mariis Capela e ainda os sócios, Moema Silva e Mariana Montes.

Valéria Carvalho
Direção Geral e Artística
Natural do estado de Minas Gerais, Brasil, a dança  e o teatro foram as suas primeiras formas de expressão artística profissionalizando-se através da SATED com 15 anos de idade.  Em Portugal ficou conhecida do grande público graças a seu trabalho como atriz no teatro, cinema e TV trabalhando para os principais canais. Neste momento integra na SIC o elenco principal da novela “Espelho D’água” e segue em digressão com seu espetáculo “Rui Veloso em jeito de Bossa”. Desde de 2004 que realiza  voluntariamente um trabalho de intervenção artística na área social.                                                            Fundadora da Casa da Língua Portuguesa.

Denise Bernstein
Direção Geral
Executiva de media, produtora e criadora de conteúdo, com uma carreira nas principais organizações globais em programação e produção. Extensiva e aprofundada compreensão dos mercados de entretenimento na América Latina e no Brasil e na Europa.
Pensadora estratégica, com capacidade para unir visualizações criativas e empresariais em ambientes multi-plataforma.
Gestora efetiva e prática com habilidades de liderança e visão criativa. Motivada, dedicada e comprometida com a excelência.
Habilidades: Programação, desenvolvimento, produção audiovisual e multimedia. Aquisições e planejamento. Eventos ao vivo. Gestão e Conteúdo multi-plataforma. Carioca, estudou Direito na Universidade Cândido Mendes Ipanema.
No Brasil trabalhou desde muito jovem na área de produção, tendo feito publicidade, cinema, media impressa  e  TV, onde trabalhou nas maiores emissoras do país , tendo produzido e dirigido programas emblemáticos da história da TV no país. Também produziu e dirigiu conteúdo audio visual diverso.
Em Portugal, trabalhou para publicações de média impressa, tais como as revistas Exame e Casa Claudia. Em TV é  fundadora da TVI, onde dirigiu o deptº de Programação Internacional.
Foi convidada a voltar ao Brasil , por dois anos,para implementar e dirigir um núcleo de produção audiovisual para a America Latina e Caribe, pela Sony Pictures Entertainment/ Columbia Tristar, onde implantou, desenvolveu e dirigiu este núcleo da empresa. De volta a Portugal é contratada como diretora de produção pela Arizona Filmes, produtora de conteúdo audiovisual para TV e publicidade.
Fundadora da Casa da Língua Portuguesa.

Moema Silva
Nascida no Rio de Janeiro, filha de pais lisboetas, esteve desde sempre ligada ao intercâmbio luso-brasileiro. Com vivências e estudos reperatidos entre os dois países, conta com mais de 30 anos de carreira jornalística. Especializada em cultura e espetáculos, nos últimos tempos alargou o seu universo profissional também às areas de turismo e lusofonia. Já colaborou com diversos orgãos de comunicação social, destacando-se os jornais Correio da Manhã, Se7e, O Jornal, Diário de Notícias e Expresso, e as revistas TvMais, Caras, e a premiada Up Magazine (revista de bordo da TAP). Experimentou a rádio na TSF e a televisão nos canais GNT e Globo Portugal. Trabalha também como consultora na divulgação de artistas, personalidades e eventos. Com especial incidência no mundo lusófono. Fez parte da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa e é membro da Associação Cultural Mares Navegados. Assina uma das mais antigas resenhas de opinião da Imprensa em Portugal: a Coluna da Moema (atualmente vista como página no Facebook, mas em vias de passar a blog).

Mariana Montes
Designer / Assistente de Produção
Formada em Marketing e Publicidade em 2017 pela ESCS, já trabalha desde 2014 como Designer Freelancer depois de ter passado por algumas agências e ateliês em Portugal. Modelo desde os 15 anos, recentemente começou a sua formação na representação.

Fernando Pereira
Músico
Começou pelo Grupo de Acção Cultural – GAC, seguindo-se Romanças e Real Companhia.
Durante 20 anos foi chefe do Departamento de Design da Central de Cervejas.
Empresário e proprietário dos espaços Taverna dos Trovadores, Sabores de Sintra e Celeiro Popular.
Fundador da Casa da Língua Portuguesa.

João  Pedro Lima
Assistente de Produção
Formação de Ator pela Escola Profissional de Teatro de Cascais, participou em séries de TV e em peças de teatro: “Barulho das Luzes” com encenação de Tiago Torres da Silva e “Ponto de Partida” com encenação de António Marques. É Modelo desde 2016 e fundador da Casa da Língua Portuguesa.

Luiza Vaz Pinto
Cantora Lírica, professora de canto, formada em produção de espetáculos pela ETIC. Radicada em Londres. Fundadora da Casa da Língua Portuguesa.